XXVIII SBIE

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Apresentação

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre pesquisadores, estudantes, professores e demais cidadãos interessados, nacionais e estrangeiros. O SBIE teve a sua primeira edição realizada em 1990 no Rio de Janeiro e desde então tem sido realizado anualmente. A partir de 2012 passou a integrar o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), sendo um de seus principais eventos.

O SBIE prioriza trabalhos que apresentem a concepção, o desenvolvimento e a avaliação de soluções das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, para promoção da aprendizagem.

Coordenadores:

Coordenador de Programa: Crediné Silva de Menezes, UFRGS, credine@gmail.com

Coordenadora Local: Jeane Melo, UFRPE, jeane.ufrpe@gmail.com

Chamada de Trabalhos

Nesta edição do SBIE teremos duas categorias de trabalhos, Artigos Completos, para apresentação de trabalhos consolidados e Artigos Resumidos para apresentação de trabalhos em andamento. As orientações para submissão em cada uma das categorias será apresentada em detalhes nas seções:

Orientação para autores de Artigos Completos.

Orientação para autores de Artigos Resumidos.

idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;

Datas Importantes

Artigos Completos

A submissão e seleção de trabalhos para a categoria Artigos Completos do SBIE será realizada em duas etapas. Na Etapa 1 serão submetidos e avaliados apenas os Abstracts  dos trabalhos. Na Etapa 2, os trabalhos aceitos na Etapa 1, terão seus textos completos submetidos e avaliados.

Etapa 1

  • Data limite para submissão de Abstracts: (15 de abril de 2017) nova data 03 de maio de 2017 até às 23h55min
  • Notificação de aceitação dos Abstracts(30 de abril de 2017) nova data 19 de maio de 2017 nova data 24 de maio de 2017

Etapa 2

  • Data limite para submissão de texto completo para os trabalhos selecionados na Etapa 1:
    • (2 de junho de 2017 até às 23h59min)  
    • nova data 30 de junho de 2017 até às 23h55min
    • nova data 15 de julho de 2017 até às 23h55min
  • Notificação de aceitação de artigos:
    • 31 de julho de 2017
    • nova data 15 de agosto de 2017
    • 30 de agosto de 2017
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos:
    • 15 de agosto de 2017
    • nova data 30 de agosto de 2017 até às 23h55min
    • 15 de setembro de 2017 até às 23h55min (NOVA DATA)
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15 de setembro de 2017

Artigos Resumidos

A submissão e seleção de trabalhos para a categoria Artigos Resumidos do SBIE será realizada em uma única etapa.

  • Data limite para submissão do texto do artigo resumido: 2 de junho de 2017 até às 23h59min
  • Notificação de aceitação de artigos resumidos: 31 de julho de 2017
  • Data limite para envio das versões finais dos trabalhos aceitos: 15 de agosto de 2017
  • Data limite para inscrição de pelo menos um autor por trabalho: 15 de setembro de 2017

Tópicos de Interesse

Os artigos submetidos ao SBIE devem posicionar o trabalho apresentado (pesquisa ou estado da arte)   em relação aos trabalhos relacionados veiculados na literatura especializada, mostrando a necessidade para uma abordagem nova ou o aprimoramento de uma existente.

Um artigo de alto impacto no SBIE deve apresentar uma abordagem teórica e empírica com respeito à identificação do problema, o design da solução/investigação, os métodos usados durante a coleta de dados, e uma análise de resultados com base empírica.

Os critérios para seleção de artigos neste evento se baseiam nas seguintes questões:

  • Até que ponto as práticas descritas no documento são traduções extensivas, inovadoras ou impactantes da pesquisa pedagógica ou tecnológica para as práticas educacionais?
  • O trabalho apresenta conhecimento sobre trabalhos relacionados e discute a relevância da contribuição da submissão no contexto da literatura especializada na área de Informática Aplicada à Educação?
  • Qual é a amplitude da comunidade que vai se interessar pelo assunto do artigo?
  • Em que medida o artigo está apresentado com rigor profissional?
  • Qual ou quais os Métodos científicos foram utilizados na elaboração do trabalho (pesquisa ou estado da arte) ?

As submissões de Artigos completos e dos Artigos Resumidos para o SBIE 2017 devem ser realizadas em uma das trilhas a seguir:

 

Trilha 1: Levantamento do estado da arte em Informática Aplicada à Educação (Esta trilha relaciona artigos que tratam sobre: revisão sistemática, survey, mapeamento sistemático e meta-análise)

Chair:

Crediné Silva de Menezes (UFRGS), credine@gmail.com

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Esta trilha inclui as temáticas consideradas em todas as demais trilhas do SBIE, sem se limitar a eles.

 

Trilha 2: Aspectos Teóricos,  Metodológicos e Tecnológicos na construção de Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem (plataformas, arquiteturas, dispositivos móveis etc.)

Chair: 

Davidson Cury (UFES), dedecury@gmail.com
José Francisco Magalhães Netto (UFAM), jfmnetto@gmail.com

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles.

  • Tecnologia wireless, móvel e ubíqua em sistemas para ensino/aprendizagem
  • TV Digital Interativa para apoiar processos de ensino-aprendizagem
  • Plataformas abertas, código aberto, software livre e seus impactos, usos e metodologias em processos de ensino-aprendizagem
  • Métodos, padrões e repositórios digitais abertos de materiais educacionais
  • Hardware e plataformas para apoiar processos de ensino-aprendizagem
  • Redes federadas de educação à distância
  • Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância
  • Ambientes, metodologias e sistemas de autoria para apoiar processos de ensino-aprendizagem
  • A escola do futuro e tecnologias da sala de aula do futuro
  • A ecologia cognitiva da cultura digital
  • A ecologia cognitiva da Internet
  • Plataformas para educação a distância
  • Objetos Digitais de Aprendizagem
  • Ambientes de autoria para objetos de aprendizagem
  • Ambientes para autoria e avaliação de mapas conceituais
  • Internet das Coisas aplicada ao ensino/aprendizagem
  • Padrões de desenvolvimento de ambientes e sistemas computacionais para ensino/aprendizagem
  • Métodos e processos de desenvolvimento de software educacional
  • Gerência de projetos de software educacional
  • Avaliação de software educacional
  • Engenharia de software aplicada à Educação

Trilha 3: Jogos, simulação, gamificação, robótica, realidade virtual e mundos virtuais para promoção da aprendizagem

Chair: 

Fabiano Dorça (UFU), fabianodor@ufu.br

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles.

  • Ambientes para desenvolvimento de Jogos digitais aplicados ao processo ensino/aprendizagem
  • Jogos digitais para apoiar o ensino/aprendizagem
  • Jogos sérios aplicados ao ensino/aprendizagem
  • Jogos digitais locativos aplicados ao ensino/aprendizagem
  • Jogos digitais epistêmicos
  • Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos educativos
  • Avaliação da aprendizagem a partir de jogos
  • Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem
  • Realidade virtual e aumentada na Educação
  • Mundos Virtuais para apoiar o ensino/aprendizagem
  • Ambientes tridimensionais para o ensino/aprendizagem
  • Gamificação aplicada a educação
  • Robótica educacional

Trilha 4: Interação humano-computador, Inclusão e Acessibilidade, Meta cognição, Neurociência e Aspectos sociais, afetivos e motivacionais em Ambientes Computacionais para promoção da Aprendizagem

Chairs: 

Alberto Nogueira de Castro Junior (UFAM), alberto@icomp.ufam.edu.br
Thais Helena Chaves de Castro (UFAM), thais@icomp.ufam.edu.br

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Design e desenvolvimento de interfaces com foco no ensino/aprendizagem
  • Adaptação e personalização de conteúdo para aprendizagem
  • Avaliação da interação em sistemas computacionais
  • Visualização de informação em sistemas para ensino/aprendizagem
  • Uso de dispositivos de hardware e software na educação especial e seus impactos
  • Ferramentas e fatores de acessibilidade em software educacional
  • Ferramentas inclusivas, multimodais e design universal em educação
  • Avaliação de acessibilidade em sistemas de ensino/aprendizagem
  • Diretrizes e recomendações de design para a acessibilidade de ambientes educacionais
  • Tecnologia assistiva com recursos computacionais para ensino/aprendizagem
  • Aspectos sociais e afetivos em Ambientes Computacionais para Ensino/Aprendizagem
  • Desenvolvimento do cérebro e a aprendizagem
  • Estratégias para ensino e aprendizagem baseadas na Neurociência
  • Modelagem cognitiva e Educação
  • Meta-cognição em Ambientes Computacionais para Ensino/Aprendizagem
  • Neurociência em Ambientes Computacionais para Ensino/Aprendizagem

Trilha 5: Inteligência em Ambientes e Sistemas Computacionais para promoção da aprendizagem (Inteligência Artificial, Sistemas Tutores Inteligentes, Web Semântica, Mineração de Dados)

Chair: 

Márcia Aparecida Fernandes, UFU, marcia@ufu.br

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Tutoria inteligente e scaffolding
  • Sistemas educacionais baseados em ontologias, serviços web e agentes inteligentes
  • Sistemas adaptativos e personalização de ambientes para ensino/aprendizagem
  • Sistemas de gerência de conteúdo de aprendizagem
  • Mineração de dados, texto e web para ensino/aprendizagem
  • Learning Analytics
  • Representação e análise de discurso durante aprendizagem
  • Manipulando incerteza e múltiplas perspectivas em ambiente educacional
  • Recuperação da informação para apoio ao ensino/aprendizagem
  • Modelos de aprendizes, facilitadores, tarefas e processos de resolução de problemas
  • Modelagem de contextos de aprendizagem
  • Padrões tecnológicos para conteúdos, portfólios, informação de aprendiz, competências
  • Aplicações educacionais e dados ligados
  • Uso de ontologias no ensino/aprendizagem
  • Smart learning environments (Ambientes Inteligentes para Aprendizagem)

Trilha 6: Ambientes Computacionais para  Apoio à Cooperação/Colaboração em processos de ensino/aprendizagem

Chair: Sean W. M. Siqueira (UNIRIO), sean@uniriotec.br

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Esta trilha inclui os seguintes tópicos, sem estar limitada a eles:

  • Blogs, wikis, vídeo/audio-casts no contexto de ensino/aprendizagem
  • Sistemas para coordenação de atividades de ensino/aprendizagem
  • Comunidades virtuais em processos de ensino/aprendizagem
  • Sistemas de suporte à avaliação colaborativa do ensino/aprendizagem
  • Colaboração através de mídias e redes sociais em ensino/aprendizagem
  • Modelos de grupos e comunidades de aprendizagem
  • Sistemas de comunicação no contexto de ensino/aprendizagem
  • Classificação (tagging) colaborativa e aprendizagem
  • Interação e compartilhamento em redes sociais para apoiar processos de ensino/aprendizagem
  • Sistemas de recomendação para apoiar processos de ensino/aprendizagem

 

Orientação para autores de Artigos Completos

 

A submissão e seleção de trabalhos para a Categoria Artigos Completos do SBIE será realizada em duas etapas. Na Etapa 1 serão submetidos e avaliados apenas os Abstracts dos trabalhos. Na Etapa 2, os trabalhos aceitos na Etapa 1, terão seus textos completos submetidos e avaliados.

Etapa 1 – Abstracts

A descrição do trabalho (pesquisa ou estado da arte)   deve ter entre 400 e 800 palavras e devem apresentar claramente a contribuição do trabalho e sua relevância para área de Informática Aplicada à Educação.

Cada texto deve indicar a contribuição específica da proposta (pesquisa ou estado da arte)  . As contribuições podem ser feitas de várias formas e devem incluir as questões de investigação abordadas, os métodos utilizados e os resultados encontrados, relacionando-os a trabalhos anteriores. Os Abstracts devem fornecer uma síntese da contribuição do trabalho (pesquisa ou estado da arte) / resultados esperados e uma breve descrição sobre as implicações para a melhoria da prática educacional ou do suporte tecnológico para essa prática.

As submissões dos Abstracts devem ser realizadas em arquivos digitais, no formato PDF, através do sistema JEMS.

A revisão será realizada na modalidade double blind-review e, portanto devem ser evitados quaisquer elementos que permitam a identificação dos autores. As submissões que não atenderem este requisito serão automaticamente rejeitadas.

Aspectos a serem Avaliados nos Abstracts

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Aderência ao evento/trilha:

O artigo se adequa ao SBIE?

O artigo se adequa aos temas da trilha?

Boa aderência Aderência regular Sem aderência
Fundamentação Pedagógica e/ou Tecnológica:

Como o trabalho (pesquisa ou estado da arte)  se apoia em teorias pedagógicas ou em novo uso de tecnologia para apoiar o ensino e a aprendizagem

Teoria pedagógica e/ou tecnologia completamente relevante para o trabalho Teoria pedagógica e/ou tecnologia razoavelmente relevante para o trabalho Não apresenta uma teoria pedagógica ou tecnologia para o trabalho, ou a teoria/tecnologia apresentada não parece dar sustentação ao trabalho
Contribuição do Proposta:

Como a proposta (pesquisa ou estado da arte) submetida contribui para os avanços na área de Informática na Educação.

Contribuição inovadora bem sustentada pelos dados propostos. Contribuição modesta ou não sustentada totalmente pelos dados sugeridos. Não explicitada.
Relevância:

Como a proposta (pesquisa ou estado da arte)  é relevante para área de Informática Aplicada à Educação.

Altamente relevante. Razoavelmente relevante. Sem relevância.
Método Científico: Informado e adequado Parcialmente informado e/ou adequado Não explicitado/inadequado

 

Etapa 2 – Textos completos

As submissões dos textos completos, dos artigos selecionados na Etapa 1,  devem ser realizadas no formato exclusivamente digital, em arquivos no formato PDF, através do sistema JEMS.

Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo  para publicação de artigos da (SBC). Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
  • cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
  • na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados). Entretanto deve ser reservado espaço para estes dados a serem introduzidos na versão final;
  • as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;

 

Processo Avaliativo e  Seleção de Artigos Completos

A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/SBIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double blind review) e cada artigo será analisado por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.

Critérios para revisão

Os trabalhos submetidos devem contemplar alguns aspectos relevantes da teoria da aprendizagem e mostrar como estes são aplicados na prática educacional.

Os trabalhos devem demonstrar a qualidade acadêmica avaliada pela solidez da metodologia utilizada, pela qualidade/profundidade da fundamentação teórica e pela qualidade/profundidade da análise e da discussão dos resultados. Além disso, estes trabalhos devem manter um alto nível de qualidade acadêmica, refletindo sobre como este trabalho estende ou se distingue de outros trabalhos semelhantes.

Aspectos a serem avaliados nos textos completos

5 4 3 2 1
Aderência ao evento/trilha:

O artigo se adequa ao SBIE? O artigo adequa aos temas da trilha?

Perfeitamente aderente Boa aderência Aderência regular Aderência fraca Nenhuma aderência
Fundamentação Pedagógica e/ou Tecnológica:

Como o trabalho (pesquisa ou estado da arte)  se apoia em teorias pedagógicas ou em novo uso de tecnologia para apoiar o ensino e a aprendizagem

Descrição completa e precisa da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição precisa da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição sem muito rigor da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição vaga ou incompleta da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição extremamente limitada da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho
Originalidade:

Como a pesquisa (ou estado da arte) contribui para inovação no uso de tecnologias digitais na educação.

Proposta completamente inovadora Aprimora proposta existente de forma significativa Aprimora proposta existente de forma mediana Apoia se em  proposta existente sem melhorias relevantes Não apresenta novidades relevantes
Contribuição do Trabalho:

Como a proposta submetida (pesquisa ou estado da arte) contribui para os avanços na área de Informática na Educação.

Trabalho excelente, com contribuição clara e aplicável Bom trabalho, com boa contribuição Trabalho regular, com contribuição moderada Trabalho fraco, com baixa contribuição Trabalho sem contribuição relevante
Qualidade Científica:

O trabalho (pesquisa ou estado da arte) foi bem planejado, executado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação às alternativas?

A metodologia científica foi adequada e eficaz na avaliação do trabalho?

Solidez metodológica, boa fundamentação teórica, análise/discussão dos resultados de alta qualidade Teoria e métodos relevantes, aplicados, com algum tipo de limitação Teorias e métodos de análise usadas de forma não muito clara em determinados aspectos.

 

Fundamentação teórica fraca e com falhas na argumentação e/ou na análise

 

O trabalho parece ser mal estruturado e a análise / argumento é difícil de compreender.
Contexto:

Com que eficácia relaciona o trabalho proposto (pesquisa ou estado da arte)  aos trabalhos relacionados, demonstrando um forte conhecimento do contexto da trabalho?

 

Excelente conhecimento dos trabalhos que efetivamente se relacionam com a contribuição. Conhecimento bom e razoavelmente completo dos trabalhos que efetivamente se relacionam com a contribuição.

 

Conhecimento incompleto, com referências úteis a trabalhos razoavelmente relacionados com a contribuição. Referências incompletas a trabalhos relacionado e/ou trabalhos com baixa relação com a contribuição Pouca ou nenhuma referência a trabalhos relacionados com a contribuição e/ou trabalhos com baixa relação com a contribuição.
Qualidade técnica do texto?:

Clareza, organização e rigor de linguagem em que o texto está escrito.

Excelente qualidade de redação valorizando a qualidade da apresentação Redação boa e apropriada.

 

Redação razoável, com possibilidade de melhorar  com  alguma revisão Redação pobre, pouco provável que possa ser melhorado suficientemente Redação apresenta dificuldades para a compreensão
Avaliação Global:

Reflete a combinação os itens anteriores

Aceitação  

 

Aceitação com revisões  

 

Rejeição

 

 

 Apresentação e Publicação dos Trabalhos Selecionados

  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • O artigo que for aprovado será publicado nos anais do SBIE 2017, desde que, pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado;
  • Os trabalhos aceitos serão apresentados oralmente em sessões técnicas do evento.

Premiação de Melhores artigos

Serão selecionados os seis (6) melhores artigos do evento, no conjunto de todas as trilhas, segundo os pareceres dos avaliadores, para participar de uma sessão especial de apresentação. Nesta sessão, uma comissão avaliadora, formada por membros do comitê de programa do evento, indicará os três primeiros lugares, ficando os três trabalhos seguintes com menção honrosa. Será fornecido um certificado aos 6 trabalhos que participarão desta sessão. Os três primeiros, com a indicação da classificação e os outros três seguintes com a indicação de menção honrosa.

Os autores dos artigos classificados nos três primeiros lugares serão convidados para submeter uma versão estendida dos seus trabalhos para a publicação em uma edição especial da RBIE – Revista Brasileira de Informática na educação.

Orientação para autores de Artigos Resumidos

 

A submissão e seleção de trabalhos para a Categoria Artigos Resumidos do SBIE serão realizadas em uma única etapa.

As submissões devem ser realizadas em arquivos digitais, no formato PDF, através do sistema JEMS.

Todas as submissões devem, obrigatoriamente, seguir o modelo  para publicação de artigos da (SBC). Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • os artigos resumidos deverão ter 3 (três) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas;
  • os trabalhos submetidos não devem ter sido publicados anteriormente e nem estar em processo de avaliação ou edição para publicação em outro evento ou periódico;
  • cada artigo deverá ser submetido para apenas uma trilha. Os artigos que forem submetidos para mais de uma trilha serão imediatamente rejeitados;
  • na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores (os artigos que possuírem identificação serão imediatamente rejeitados). Entretanto deve ser reservado espaço para estes dados a serem introduzidos na versão final;
  • as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente submetido segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas;

Processo Avaliativo e  Seleção de Artigos Resumido

A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CBIE/SBIE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (double blind review) e cada artigo será analisado por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.

Critérios para revisão

Os trabalhos submetidos devem contemplar alguns aspectos relevantes da teoria da aprendizagem e mostrar como estes são aplicados na prática educacional.

Os trabalhos devem demonstrar a qualidade acadêmica avaliada pela solidez da metodologia utilizada, pela qualidade/profundidade da fundamentação teórica e pela apresentação do andamento do trabalho.

Além disso, estes trabalhos devem manter um alto nível de qualidade acadêmica, refletindo sobre como este trabalho estende ou se distingue de outros trabalhos semelhantes.

Aspectos a serem avaliados nos Artigos Resumidos

5 4 3 2 1
Aderência ao evento/trilha:

O artigo se adequa ao SBIE? O artigo adequa aos temas da trilha?

 

Perfeitamente aderente Boa aderência Aderência regular Aderência fraca Nenhuma aderência
Fundamentação Pedagógica e/ou Tecnológica:

Como o trabalho (pesquisa ou estado da arte) se apoia em teorias pedagógicas ou em novo uso de tecnologia para apoiar o ensino e a aprendizagem

Descrição completa e precisa da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição precisa da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição sem muito rigor da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição vaga ou incompleta da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho Descrição extremamente limitada da teoria pedagógica e/ou tecnologia relevante para o trabalho
Originalidade:

Como a proposta contribui para inovação no uso de tecnologias digitais na educação.

Proposta completamente inovadora Aprimora proposta existente de forma significativa Aprimora proposta existente de forma mediana Apoia se em  proposta existente sem melhorias relevantes Não apresenta novidades relevantes
Contribuição do Trabalho:

Como a proposta (pesquisa ou estado da arte) submetida contribui para os avanços na área de Informática na Educação.

Trabalho excelente, com contribuição clara e aplicável Bom trabalho, com boa contribuição Trabalho regular, com contribuição moderada Trabalho fraco, com baixa contribuição Trabalho sem contribuição relevante
Qualidade Científica:

O trabalho (pesquisa ou estado da arte) foi bem planejado e descrito cientificamente? Os autores discutem claramente o método científico e sua escolha em relação às alternativas?

Solidez metodológica, boa fundamentação teórica. Teoria e métodos relevantes, aplicados, com algum tipo de limitação. Teorias e métodos de análise usados de forma não muito clara em determinados aspectos.

 

Fundamentação teórica fraca e com falhas na argumentação.

 

O trabalho parece ser mal estruturado e a argumentação é difícil de compreender.
Contexto:

Com que eficácia relaciona o trabalho proposto aos trabalhos relacionados, demonstrando um forte conhecimento do contexto do trabalho (pesquisa ou estado da arte)?

 

Excelente conhecimento dos trabalhos que efetivamente se relacionam com a contribuição. Conhecimento bom e razoavelmente completo dos trabalhos que efetivamente se relacionam com a contribuição.

 

Conhecimento incompleto, com referências úteis a trabalhos razoavelmente relacionados com a contribuição. Referências incompletas a trabalhos relacionado e/ou trabalhos com baixa relação com a contribuição Pouca ou nenhuma referência a trabalhos relacionados com a contribuição e/ou trabalhos com baixa relação com a contribuição.
Qualidade técnica do texto:

Clareza, organização e rigor de linguagem em que o texto está escrito.

Excelente qualidade de redação valorizando a qualidade da apresentação Redação boa e apropriada.

 

Redação razoável, com possibilidade de melhorar  com  alguma revisão Redação pobre, pouco provável que possa ser melhorado suficientemente Redação apresenta dificuldades para a compreensão
Avaliação Global:

Reflete a combinação os itens anteriores

Aceitação  

 

Aceitação com revisões  

 

Rejeição

 

 

 Apresentação, Publicação dos Trabalhos Selecionados

  • Caso o artigo seja aceito, os autores deverão incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails, bem como demais informações necessárias ao artigo – ex., citações a outros trabalhos dos autores);
  • O artigo que for aprovado será publicado nos anais do CBIE 2017, desde que, pelo menos um dos autores efetive sua inscrição no evento no prazo indicado.
  • Os trabalhos selecionados serão apresentados por meio de um pôster em uma sessão específica do evento.