CTD

CTD – IE/2017

Coordenadores: 

Crediné Silva de Menezes (UFRGS) 
credine@gmail.com

Cristine Martins Gomes de Gusmão (SABER Tecnologias Educacionais e Sociais/UFPE)
cristinegusmao@gmail.com

O CTD-IE do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017) (Concurso de TCC, Dissertações e Teses) selecionará e premiará as três melhores Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da área de Informática na Educação, concluídas (i.e., defendidas e aprovadas) no período de 01 de Julho de 2016 a 31 de Junho de 2017. Casos excepcionais, em que o candidato tenha defendido o trabalho antes de Julho de 2016, poderão ser aceitos mediante justificativas enviadas no ato da submissão a serem analisadas Coordenação do CTD-IE 2017.

Os trabalhos submetidos (ver detalhes abaixo) passarão por um processo de seleção, visando classificar até 6 (seis) melhores trabalhos em cada categoria (tese de doutorado, dissertação de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação).

A avaliação será conduzida em duas fases:

  • FASE 1: Será realizada uma avaliação sobre o artigo e o texto completo de cada trabalho, por pelo menos dois revisores, professores-pesquisadores da área de pesquisa Informática na Educação e, nesta fase, serão selecionados até 6 (seis) melhores trabalhos em cada categoria (tese de doutorado, dissertação de mestrado e Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação). A comissão se reserva o direito de indicar apenas os trabalhos que ela considerar adequados a concorrerem à premiação, estando inclusive prevista a possibilidade de não haver trabalhos indicados para premiação em uma ou mais categorias.
  • FASE 2: Nesta fase que ocorrerá durante o CBIE 2017, o autor que defendeu o trabalho de graduação, mestrado ou doutorado (e somente ele) deverá fazer a apresentação oral do trabalho, em no máximo 20 minutos, para uma banca, composta por três membros, que avaliará a qualidade da apresentação e poderá fazer perguntas ao autor. Para o caso de TCC em grupo, a apresentação poderá ser feita por apenas um dos integrantes. A não participação nessa fase implicará em eliminação do candidato.

Ao final, a comissão organizadora do CTD-IE, coordenará internamente a consolidação das duas fases e eventual discussão envolvendo os integrantes do Comitê de Programa para seleção dos trabalhos premiados em cada categoria. O anúncio dos trabalhos premiados será feito na sessão de premiação do evento,

CERTIFICADOS DE PREMIAÇÃO

Os trabalhos classificados entre os 3 melhores receberão certificados de “Prêmio” no qual constará explicitamente a posição atingida e a categoria. Aos demais trabalhos finalistas, caberão certificados de “Menção Honrosa” nos quais constarão apenas a categoria.

FORMATO DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS PARA O CTD-IE

Para a FASE 1, cada trabalho deverá ser submetido pelo site de submissões e deverá conter os seguintes arquivos (em formato PDF):

  1. Artigo completo conforme especificações abaixo
  2. Declaração indicando uma das seguintes opções:
    • Artigo Original (não publicado) :
    • Artigo Publicado em outro evento
    • Artigo Submetido também para outro evento (inclusive do CBIE 2017)
  3. Texto completo (TCC, Dissertação ou Tese)
  4. Declaração de conclusão constando obrigatoriamente:
    • Dados do candidato, orientador, instituição, curso, título do trabalho;
    • Informação sobre a data da defesa, banca julgadora e o resultado final da defesa (aprovação, aprovação com restrições ou outros);
    • Instituição (tanto para tese, dissertação e TCC);
    • A declaração deve ser datada e assinada pelo coordenador do curso.
  5. Justificativa (somente quando conclusão estiver fora do prazo especificado): poderá ser aceita, mediante o envio de documento, contendo os motivos para a não participação no CTD-IE de edições anteriores. A justificativa será analisada pela coordenação do CTD-IE.

Algumas normas adicionais devem ser observadas:

  • Os artigos completos deverão ter entre 08 (oito) e 10 (dez) páginas incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas, seguindo o modelo de publicação da SBC.
  • O artigo deve deixar clara a contribuição do trabalho na área de IE, a metodologia da pesquisa e a originalidade do tema.
  • idioma: serão aceitos trabalhos em Português, Inglês ou Espanhol;
  • as submissões que não estiverem finalizadas (com os dados solicitados pelo JEMS e o arquivo correspondente devidamente carregado segundo as regras estabelecidas) serão imediatamente rejeitadas; sendo o candidato eliminado da FASE 1.
  • a seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do CTD-IE. O processo de revisão será conduzido de forma anônima (blind review) e qualquer proposta será analisada por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade.
  • Os artigos dos trabalhos que forem classificados na FASE I serão publicados nos anais do CBIE 2017, após as modificações sugeridas pelos revisores, desde que o autor principal do trabalho defendido (TCC, dissertação ou tese) efetive sua inscrição no evento.
  • A publicação do artigo obedecerá as seguintes regras:
    • Se o artigo for original, será publicado o artigo completo;
    • Se o artigo não for original, ou seja, já tiver sido publicado em outro evento (inclusive do próprio CBIE), a versão a ser publicada no CBIE será um resumo (1 página) preparada pelos autores (versão final) indicando a referência completa do evento da outra publicação;

Os artigos originais devem conter:

  • uma visão geral sobre o tema com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa;
  • a metodologia cientifica tais como procedimentos, estratégias, as técnicas e ferramentas, documentos, equipamentos, ambiente, dentre outros, incluindo, se for o caso, a metodologia estatística empregada;
  • descrição e discussão dos resultados obtidos.
  • a conclusão com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do trabalho.

DATAS IMPORTANTES

  • Submissão dos trabalhos (FASE 1):  01 de junho 15 de Julho (nova data) de 2017 até às 23h59min
  • Resultado dos selecionados para a FASE 2: 30 de agosto de 2017  04/09/2017 até às 23h59min
  • Data limite para envio das versões finais dos artigos: 08 de setembro de 2017 14/09/2017 até às 23h55min
  • Realização da FASE 2: Conforme programação do CBIE 2017 (a definir)
  • Sessão de Premiação: Conforme programação do CBIE 2017 (a definir)

MELHORES TRABALHOS. TCC

IES Colocação Inscrito(a) Título
UFSC 1º Lugar Nathalia da Cruz Alves Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional Interdisciplinar para Ensinar Computação no Ensino Fundamental
UNIVALI 2º Lugar Bruno Pereira Peres Bipide Web: Construção de uma Versão Online do Ambiente de Desenvolvimento Integrado Bipide
UNISINOS 3º Lugar Felipe de Morais A utilização da escrita à mão em Sistemas Tutores de Matemática: um estudo de caso com o STI X
UFOPA Menção honrosa Ronilson dos Santos Bezerra O uso de tramitação eletrônica de requerimentos: uma proposta de atendimento mais célere aos discentes das universidades públicas do Brasil
UFRPE Menção honrosa Daniel Cirne Vilas-Boas dos Santos Acompanhamento de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem: uma proposta baseada em sistemas tutores inteligentes
UNIVALI Menção honrosa Paulo Eduardo Martins Desenvolvimento e avaliação de modificação do jogo minecraft para estimular o pensamento computacional em estudantes do ensino médio

MELHORES TRABALHOS. DISSERTAÇÃO

IES Colocação Inscrito(a) Título
UFRJ 1º Lugar Rubens Lacerda Queiroz DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional
USP 2º Lugar Kamila Takayama Lyra Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual
UFES 3º Lugar Camila Zacché de Aguiar Mineração de Mapas Conceituais para Sumarização de Textos
UFPE Menção honrosa Manoela Milena Oliveira da Silva Evaluation of the Use of Augmented Reality tools in the Education Field
UFPE Menção honrosa Dyego Carlos Sales de Morais Modelo de Desenvolvimento Participativo de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar
UFAL Menção honrosa Denys Fellipe Souza Rocha

 

Uma Tecnologia Assistiva Baseada na Semiótica Peirceana

para a Educação Inclusiva de Crianças Surdas e Ouvintes

UNIRIO Menção honrosa Valleska C. Martins da Silva Análise da conversação no bate-papo: em rede ou centrada no professor?

MELHORES TRABALHOS. tese

IES Colocação Inscrito(a) Título
UNIVALI 1º Lugar Adriana Gomes Alves Eu fiz meu game: um framework para desenvolvimento de jogos por crianças
UFRPE 2º Lugar Rodrigo Lins Rodrigues Uma abordagem de Mineração de Dados Educacionais para previsão de desempenho a partir de padrões comportamentais de Autorregulação da Aprendizagem
UFAL 3º Lugar Diego Dermeval Medeiros da Cunha Matos Authoring Gamified Intelligent Tutoring Systems
UFRGS Menção honrosa Oscar Eduardo Patrón Guillermo

 

Uso de laboratórios virtuais de aprendizagem em mecânica dos fluidos em Hidráulica na Engenharia
UFAL Menção honrosa Ranilson Oscar Araújo Paiva The Authoring of Pedagogical Decisions Informed by Data, on the Perspective of a MOOC
UNIVASF Menção honrosa Jorge Luis Cavalcanti Ramos Uma abordagem preditiva da evasão na educação a distância a partir dos construtos da distância transacional